CONFIRA A ENTREVISTA COM PEBA!

CONFIRA A ENTREVISTA COM PEBA!
clique na imagem

21 de jun. de 2009

Safadezas das últimas semanas

Estamos atrasados com os posts, isso não é novidade. Tem sido assim, fazer o quê? É a correria... o bom é que quando volta vem cheio de boas novas. Essas duas semanas foram de atividades intensas. As datas estão se aproximando e a tendência é ficar cada vez pior, quer dizer, melhor.

Só lembrando: Estamos em débito em falar sobre oficina, ensaios, painéis, etc. Vamos ver se esse post dá conta. Se não, depois virá outro.

Resultados da 2a Oficina SAFO: A Super-Marionete: investigações sobre o simulacro na cena
Ministrada por Jacyan Castilho e Claudinho*
08/09 e 10 de Junho

Essa foi a última oficina antes da estréia de Safo. Jacy e Claudinho prepararam um material super rico para investigar o Simulacro em cena. Fomos de "Kleist" a "Baudrillard", acreditam?


Primeiro, vamos deixar claro que não conhecíamos o Kleist e sua teoria sobre o o artor-marionete. O texto que estudamos era ótimo. Trata-se de um conto em que um bailarino usa da metáfora da marionete para falar da sua busca sobre a construção de um corpo "não-afetado"e verdadeiro na dança... É uma idéia em si um pouco elusiva sobre a busca da verdade do ator, mas a experiência de estudar esse texto era extremamente interessante. Afinal, já que estamos lidando com discussão de um suposto corpo mentira seria interessante estudar alguém que falasse desse inverso. Mas calma, corpo de mentira não é um simulacro. Simulacro é melhor entendido como hiper-realidade. Verdade/mentira aqui foram usados somente como procedimentos e como provocação também.

Experimentamos um possível estado marionete, discutimos, etc., mas o que mais me chamou atenção foram esses grifos do texto (na verdade aqui já tem possíveis desdobramentos vindos da interpretação):






graça = a inocência
chão inútil
a mão morta
afetado, afetação
extremidade frouxa
ser mecânico






No segundo dia, buscamos um possível corpo de mentira (tão difícil como)... Suor, muito suor = dança? Claro! Alguma dúvida? (rs) Improvisações interessantes, mas uma certa frustação pela tentativa de chegar a mentira. Saímos com mais um textinho pra ler e eis que chegaram eles: Baudrillard e o simulacro.

No terceiro e último dia de encontro a proposta foi discutir a idéia desse cara aí "o Baudrillard" (que intimidade, não?). O Baudrillard não passou ileso não... algumas discordâncias (poucas, muito poucas), mas a coerência é impressionante (claro... é sr. Baudrillard, não o nosso vizinho como tá parecendo aí). Que coisa! Hiper-realidade é tudo de bom...rs. Listinha enoorme de imagens possíveis (de costa do sauípe, passando pela igreja dos mormans, até a dieta saudável etc... e claro a nossa velha amiga marginalidade está lá); três horas de discussão e quando vimos, acabou. A vontade de continuar era igualmente enorme mas já não dava mais (pelo menos não mais com Jacy e Claudinho).


Encerramos a oficina com saldos positivos e com um super gás para dar prosseguimento a pesquisa. A questão do simulacro nos persegue há algum tempo desde de (semi)**, e em SAFO ela tinha um toque de ambiência para as coisas todas que estamos discutindo.

[imagem-corpo, ideologia e sabotagem meio a um simulacro-ambiente]
Difícil? É, sabemos... ou melhor, estamos sentindo.

Jacy e Claudinho contribuíram muito com essa etapa final. Pós-oficina, nas semanas seguintes, saímos guiados por essas coisas... Era como reler as idéias para "simulacreá-las" (neologismo, super haver com isso tudo). Meio a tudo isso tivemos que tirar fotos para divulgação, decidir cenário, enviar release para agenda, realizar dois painéis (intervenções), definir roteiro. Ufs. Haja tempo e haja amor, hajaiô!

ah! Tiramos as fotos e até "Fulaninho" e "Aristina" deram suas contribuições (algumas fotos estão espalhadas por aí). Em breve a safadeza de todos os zezas estará estampada em busdoors, cartazes e nas melhores casas do Ramo. Sobre os paineís de SAFO, uma intervenção no rua barão de itapoan (Barra) e outra na programação do XIII Painel Performático da Escola de Dança, faremos um post somente sobre eles porque eles merecem um foco solístico (ou duo... enfim)...


SAFO
23, 24, 25 e 26/07 - Teatro Martin Golçalves


31/07, 01 e 02/08 - Teatro do Movimento

07, 08 e 09/08 - Teatro Vila Velha


TODAS AS FOTOS SÃO DE ALDREN LINCOLN***
Nessa etapa final gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que vem colaborando com o processo de criação de SAFO. Desde os oficineiros até as pessoas que participaram das oficinas, painéis, produção, equipe, Escola de Dança da UFBA, etc.
A todos, nossos sinceros agradecimentos!

* Jacy e Claudinho são integrantes do Grupo VilaVox, residente no Teatro Vila Velha. Jacy, além de diretora teatral, é professora da Escola de Teatro da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA).
** (semi)novissíssimos, ainda sem nome, estreiado em julho de 2007. Espetáculo do Grupo CoMteMpu´s que se desdobrou da pesquisa corpo-plástico-objeto-coisa.
*** Velho-parceiro-pé-de-cachorro-mago-das-lentes