CONFIRA A ENTREVISTA COM PEBA!

CONFIRA A ENTREVISTA COM PEBA!
clique na imagem

14 de ago de 2009

Turnê Grupo CoMteMpu's pela Colômbia

Pós- semanas de extensas "Safadezas", nem bem descansamos e já estamos arrumando as malas.

É isso, podemos gritar aos cantos: vamos fazer nossa primeira turnê internacional!!
Do dia 21 de Agosto a 03 de Setembro de 2009, o CoMteMpu's segue numa turnê por duas cidades Colombianas, Cali e Bogotá. Ao todo são dois eventos - 7 Encontro de Performance e Política (org. New York University) e Zona D.C - Vitrina Permanente de Dança Contemporánea (org. Fundación Espacio Cero) - e uma mini-residência artística na Fundación Lugar a Dudas. Nesses espaços serão apresentados espetáculos, além da realização de intervenções, exibições de videodança, encontros, debates e outros intercâmbios com artistas da Coloômbia e de outros países participantes do evento.

A ida a Colômbia trata-se de um retorno expandido (existe isso?)

Entendamos:

No ano passado, 2008, o CoMteMpu's participou do 7º Festival de Performance de Cali (Cali, Colômbia), realizando a intervenção "Out-doors 1" e uma palestra sobre o hibridismo entre as linguagens de dança e performance. Essa participação no 7FPC pode também ser entendida como um desdobramento da Residência Artística, realizada por mim, Sérgio Andrade, durante os meses de julho a setembro de 2008, na Fundación Lugar a Dudas, projeto realizado através do Edital de Residência Artística no Exterior da FUNCEB (2007). Durante o projeto de residência, foi desenvolvida pesquisa "Corpo-plástico-objeto-coisa" (CPOC) do Grupo CoMteMpu's, onde realizei uma oficina de 2 meses com artistas da cidade de Cali a partir de procedimentos de criação e preparação para o CPOC, além de produzir uma obra de videodança e uma intervenção urbana.

Nesses encontros, muitos contatos e pequenos projetos entre CoMteMpu's e artistas colombianos, surgindo nesse ano convites para retorno e amadurecimento desses felizes encontros. Nesse retorno, os laços de intercâmbio se expandem ainda mais, ultrapassando as barreiras da Colômbia, tendo em vista que algumas atividades agregam outras nações além de Brasil e Colômbia.

Assim segue a programação da turnê:
21 de Agosto de 2009 Saída de Salvador à Bogotá
BOGOTÁ
22 a 29 de Agosto – participação no "VII Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política", organizado pela New York University (NYU). Nesse encontro o CoMteMpu's realizará a intervenção "Out-doors 1". Além disso, o CoMteMpu’s participará das outras atividades do evento, que é composto de: apresentação de trabalhos, palestras, workshops e conferências acadêmicas. O convite ao grupo CoMteMpu’s se deu por seleção pública internacional, onde mais de 700 projetos foram avaliados. A escolha do Grupo CoMteMpu’s se deu tanto por sua qualidade artística quanto pela sua experiência e continuidade de intercâmbio com a Colômbia.
Foto Out-doors 1 no 7 Festival de Performance de Cali, novembro de 2008.
Juan David Ramirez - Archivo del Festival de Performance de Cali.

23 e 24 de agosto – participação na "Zona D.C - Vitrina Permanente de Danza Contemporánea", evento organizado pela Fundación Espacio Cero. Nesse evento, será apresentado o espetáculo "(semi)novissíssimos, ainda sem nome" e também será exibido o videodança "Ilesos, nos vemos (ou nos vemos ilesos) – vídeo produzido durante a Residência Artística no LAD (Cali) em 2008.

29 de agosto Viagem Bogotá para Cali
CALI
29 de agosto a 03 de Setembro – realização da “Mini-residência Artística na Fundacción Lugar a Dudas (LAD)”. Durante essa mini-residência será realizada uma palestra falando sobre o trabalho do CoMteMpu’s e suas estratégias de manutenção de grupo (atividades e pesquisa de linguagem). Serão exibidos vídeos, fotos e outros registros. Outras ações em Lugar a Dudas ainda estão em aberto, pois como se trata de uma mini-residência, muitas coisas acontecerão durante o convívio do grupo lá.
Foto (semi)novissíssimos, ainda sem nome
por Wallace Nogueira (2007)

02 de Setembro - Apresentação do espetáculo "(semi)novissíssimos, ainda sem nome" na fundação Berkana Danza.

03 de Setembro - Retorno a Salvador


Para realização desse projeto, o Grupo CoMteMpu's conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura/ Secult - Bahia, através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Estado da Bahia, e apoio local da Fundación Lugar a Dudas (Cali, Colômbia).

Para saber mais sobre a progração dos eventos:

Site VII Encontro Hemisférico: www.hemisphericinstitute.org/eng/encuentro/index.html
Site Zona D.C: http://www.espaciocero.net/
Site Lugar a Dudas: http://www.lugaradudas.org/


ah! Durante a turnê, estaremos publicando posts sobre a viagem e nossas andanças pela Colômbia!
Em breve estaremos divulgando resultados sobre a temporada do espetáculo SAFO.
SiGAMOS!

Nenhum comentário: