CONFIRA A ENTREVISTA COM PEBA!

CONFIRA A ENTREVISTA COM PEBA!
clique na imagem

4 de nov. de 2011

Carta para o dono do mundo, carta natural



"Carta para o Dono do Mundo, uma carta natural", de Ari, também conhecido como Hip Hop, "figura de rua" (mas poderia ser tbm "artista de rua" ou "profeta de rua") que fica na frente do Mercado Modelo - em Salvador. A obra de Hip-Hop foi encontrada por Mari e Gatha durante o exercício de deriva que fizemos durante a ZeZOU 1*, no dia 17/10/11. Voltamos lá no dia seguinte e gravamos uma entrevista com o Hip-hop.





Hip Hop disse ter rodado já por muito estados brasileiros com sua motocicleta e que durante as viagens foi acumulando lixo que as pessoas jogavam nas ruas.



De entulho em entulho Hip Hop, primeiramente encheu as grandes do monumento que fica em frente ao Mercado Modelo. Porém ele nos contou que alguém tirou "o lixo" (ou resíduos de arte) das grades o que fez com que ele colocasse os entulhos em cima de duas cadeiras. O amontoado de resíduos urbanos em cima das cadeiras foi formando essas duas "esculturas" que são para ele "uma carta para o dono do mundo, uma carta natural".



Num misto de crença, ambientalismo, charlatanismo, incoerência-coerente, profecia... a carta de Ari nos atravessou e foi destaque no nosso mapa da ZeZOU 1 - no comércio.







"Porque aqui ninguém é obrigado a fazer nada. Aqui todo mundo é obrigado a limpar o que ela sujar. Tudo isso aqui é passageiro. O trabalho que tô fazendo aqui é pro meio do Brasil. Pra mim fazer um limpeza numa área, primeiro eu passo duas, três vezes numa área e vejo a sujeira acumulada nesse setor. Aqui nada é atoa tudo é aviso... a força ta na sua luz. [...] O que a gente faz pela carne é porque a carne é fraca... somos todos recheados. Somos um homem e uma mulher, somos dois..."



Ari (o Hip-Hop)












Os versos-profecias-discursos de Ari contribuíram para a formulação de nosso mapa de ocupação, sendo dois deles datilografados numa oficina de máquinas de escrever e mimeógrafos que ainda resiste lá na rua do taboão - outro ponto de atravessamento, este encontrado por Natália e Victor durante a deriva. Confeccionamos o mapa e retornamos na oficina no dia 20/10 para datilografar dois importantes versos de Ari na nossa cartografia, que dizem: "aqui nada é atoa, tudo é aviso" e "somos todos recheados"






Lá no Mercado Modelo... chega lá que ele chega em você. É só seguir o mapa...



* a ZeZOU - Zonas de Ocupação Urbana - faz parte do Projeto de Manutenção do Grupo CoMteMpu's. A primeira edição foi realizada de 17 a 21 de outubro de 2011 no bairro do Comércio e contou com a parceria de Tiago Ribeiro.

2 comentários:

Eros Ferreira disse...

"antes de ler o livro que o guru lhe deu, você tem que escrever o seu..."

“do it your self”

anarco-punk-rasta-mobileteiro

Eros Ferreira disse...

A-C-A-S-O-S