CONFIRA A ENTREVISTA COM PEBA!

CONFIRA A ENTREVISTA COM PEBA!
clique na imagem

7 de ago de 2012

Ilesos, nos vemos de novo!

É com muita felicidade que informo a volta do videodança “Ilesos, nos vemos (ou nos vemos Ilesos)”, dirigido por mim, Sérgio Andrade, na Colômbia, durante minha participação no programa de Residência Artística na Fundaccion Lugar A Dudas, de Julho a Outubro de 2008. O vídeo foi parte do projeto Corpo-Plástico-Objeto-Coisa, iniciado pelo CoMteMpu’s em Salvador em 2006 e que em 2008 pude estender para uma versão em residência artística através do Edital de Residência Artística 2007 (Secult-Ba).

A residência foi incrível e oportunizou inclusive a ida do CoMteMpu’s a festivais, outra mini-residência em grupo no LAD, turnê, a chegada de Aristina além de grandes afetos na Colômbia. Porém, Ilesos reserva uma saga especial; uma historia comprida que irei resumir aqui.

Em 2009, durante a última turnê do CoMteMpu’s pela Colômbia, eu tive meu computador, HD externo, documentos diversos pessoais e do grupo roubados no aeroporto e assim perdemos também o projeto original do vídeo, restando-se somente uma cópia do primeiro corte que havia postado no megaupload. Com essa cópia conseguimos ainda exibir “Ilesos” numa mostra de dança em Salvador, mas o projeto de finalização do vídeo ficou parado. Para completar, ano passado, o governo norte-americano tirou o site do Megaupload do ar e assim perdemos mais uma vez os rastros que sobraram do projeto...

Neste ano “Ilesos” foi convidado a participar do Festival CaliEnDanza 2012 - Videodanza en la Ciudad (Cali - Colômbia). Uma das integrantes da equipe, Angélica Maria, me disse que tinha uma cópia do primeiro corte de Ilesos lá na Colômbia; eu também vasculhei aqui uns dvds antigos e arranhados e acabei achando uma copia daquele primeiro corte. Assim consegui disponibilizar novamente na rede pelo Vimeo, além de poder enviar o vídeo para o festival.

Quatro anos depois, Ilesos vai circular mais uma vez... mesmo que seja nessa versão quase-crua, mas ainda linda! Tão radiante estou que resolvi vir compartilhar com vocês esse retorno!

Confira nossa videoteca!


Ilesos, nos vemos (ou nos vemos ilesos)


Release|
Ilesos, nos vemos (ou nos vemos ilesos) é um videodança que parte da noção de dessacralização da imagem do corpo, não somente se restringindo ao corpo humano, mas também o próprio corpo da câmera, sua percepção física e construção fotográfica. O argumento coreográfico busca a construção e manutenção desse estado de “dessacralização”, propondo diferentes texturas de imagens, “focos de quinta”, percepção de pequenos erros, descontinuidades propositais e tombos na câmera, aliada a uma corporeidade frouxa e, por vezes, subversiva dos corpos que co-habitam os recortes de imagem. Recorrências entre signos, conexões absurdas e citações incidentais são os principais motes para construção de uma dramaturgia imagética regida pela manipulação, exibição, distorção e subversão da imagem-corpo.

Ficha Técnica|

Dançarinos Co-criadores: Ana Carolina Arcila, Angélica Maria Nieto, Catalina Restrepo, Cristina Díaz, Diana Lúcia Suarez, Francisco Javier Gonzalez, Jean Michael Barona, Janeth Mesias, Leonardo Candelo, Sérgio Andrade, Sorandi Aranda.
Ator Convidado: Santiago Londoño
Fotografia e Câmera: Alfredo Cardozo e Rodrigo Ramos
Assistente de Fotografia: Freddy Sarria
Direção de Iluminação: Rodrigo Ramos
Sonoplastia: César Torres e Luís Miguel Varela
Edição: Sérgio Andrade
Finalização: Alfredo Cardozo
Direção de Arte: Marcela Gómez
Citação incidental: Maniac – Michael Sambello
Produção Coletiva
Direção Geral e Argumento Coreográfico: Sérgio Andrade

Duração: 14’06’’ | Língua: Espanhol | NTSC| 16:9


Saiba tambem a programação completa do festival em: http://cali.alianzafrancesa.org.co/IMG/article_PDF/article_217.pdf

Sobre Lugar a Dudas: www.lugaradudas.org / http://www.lugaradudas.org/residencias.htm

Nenhum comentário: