CONFIRA A ENTREVISTA COM PEBA!

CONFIRA A ENTREVISTA COM PEBA!
clique na imagem

2 de nov. de 2012

CoMteMpu’s em Circulação – Rio de Janeiro / Recife

Durante os meses de novembro e dezembro de 2012 o Grupo CoMteMpu’s – Linguagens do Corpo (BA) realiza uma programação especial em circulação pela cidade do Rio de Janeiro – de 29nov a 01dez – e pela cidade de Recife – de 10 a 16 dez. Trata-se de uma série de mostras de trabalhos do CoMteMpu's que se agrupam em dois acontecimentos: ZinLOv – works in process e ZeZOU – Zonas de Ocupação Urbana.



ZinLov - works in process é um mostra de partilha de processos em dança, performance, video, intervenção e outros afetos. A mostra marca a nova fase do grupo em que os Zezas se encontram espalhados por três cidades do Brasil – Salvador (BA), Olinda (PE) e Rio de Janeiro (RJ) – e assim inventam outras estratégias e escapes para continuarem alimentando os afetos e seguirem, de alguma maneira, atuando juntos em outros desejos, outros trajetos e outros tempos desse, desde sempre, outro-outro CoMteMpu’s, que em setembro de 2012 completou sete anos.

Na mostra os zezas-processos partilhados serão: testagens do projeto de pesquisa (em desenvolvimento) “Bria brisa BRISURA” – com os zezas Iara Sales (PE), Mariana Gottschalk (BA), Sérgio Andrade (RJ) e Tonlin Cheng (PE) –, “ZN” – com os zezas Eros Ferreira (BA) e Gatha (BA) –,  "Presença de Aristina" – com Aristina –,  e exibição do videodança “Ilesos, nos vemos (ou nos vemos ilesos)” - 15min, dirigido por Sérgio Andrade, no projeto CPOC em Cali, em 2008 na Colômbia.

Além das mostras do CoMteMpu’s, no Rio de Janeiro, o coletivo “Pague Leve” (RJ), e em Recife, o coletivo “Lugar Comum” (PE), foram também convidados a partilharem seus processos de pesquisa e trabalho em grupo, criando assim uma rede de discussão e troca de experiências entre Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

A cidade de Recife ainda receberá uma programação especial com a realização da ZeZOU – Zonas de Ocupação Urbana que se apresenta como uma miniresidência artística em uma zona da cidade: num bairro, numa praça, numa rua, num ponto de encontro ou em frente a uma barraquinha de pipoca. Nessas zozas o CoMteMpu’s e o Lugar Comum discutirão, ocuparão e inventarão formas de tensão entre corpo, dança e espaço urbano. Os locais precisos da Zezou serão decididos ao longo da realização das ações. Duas outras ZeZOUs já foram realizadas em Salvador (Ba), nos bairros Comércio e Itapuã, com os artistas Tiago Ribeiro e Clara Domingas, em outubro e dezembro de 2011.

No Rio e em Recife, a passagem do CoMteMpu’s ainda será marcada pela realização da intervenção urbana Out-doors 1, em algum lugar das cidades, como parte da programação em circulação.

A circulação do CoMteMpu’s é uma ação do projeto Manutenção do Grupo CoMteMpu’s – Linguagens do Corpo, contemplado pelo edital Apoio a Grupos Artísticos do Estado da Bahia 2010 e conta com o apoio do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Fundação Cultural do Estado da Bahia.



PROGRAMAÇÃO COMPLETA


RIO DE JANEIRO (RJ)
30 nov
Out-doors
Intervenção urbana em algum lugar da cidade.

01 dez
ZinLov – Works in process
com a participação "Pague Leve" (RJ)
Local: Art Hostel - Catete
Horário: 20h



RECIFE (PE)

10 a 14 dez
ZeZOU – Zonas de Ocupação Urbana
Residência artística em zonas urbanas da cidade de Recife, com a participação do coletivo Lugar Comum (PE).

12 dez
Out-doors
Intervenção urbana em algum lugar da cidade

15 dez
ZinLOv – Works in process
Local: Centro Cultural dos Correios - PE

16 dez
Sol, barzinho, amigos e abraços!

CONTATOS

Assessoria de imprensa:
Tati Rabello
Celular: (71) 9244 – 3482
E-mail: tatilrabello@yahoo.com.br


Produção:
CoMteMpu’s e sRG e Vergara Produções
Email: comtempus@yahoo.com.br
Salvador: 71 9125-0596 (Sérgio)
Rio de Janeiro: 21 9608-0076 (Flora)
Recife: 81 9677-7380 (Iara) 








SOBRE O COMTEMPU’S

O CoMteMpu’s – Linguagens do Corpo é um grupo pesquisa e cocriação em Dança fundado em 2005 em Salvador/Ba ainda nos corredores da Escola de Dança da UFBA por então alunos e egressos dos cursos de graduação em Dança. Desde então seus cocriadores passaram a se nomear e ser nomeado de “Zezas” que fazem uma “Dança Frouxa”, desenvolvendo uma um jeito de fazer-dizer atravessado por linguagens, afetos e políticas plus d’un/e – mais de um/ mais de uma língua! Seus trabalhos se configuram assim em estados movediços entre Danças, Performances, Intervenções, Vídeos e Textos, dos quais vários foram contemplados por prêmios e editais no Estado da Bahia, participando de diversos eventos locais e internacionais tais como: Projeto Quarta que Dança – anos 2007, 2008, 2009 e 2010; I Plataforma Internacional de Dança da Bahia 2009, 7º Festival de Performance de Cali (Colômbia) 2008, VII Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política (Universidad Nacional de Colombia/ New York University – COL/EUA) – 2009, Zona D.C – Vitrina Permanente de Danza Contemporanea e Festival CaliEnDanza 2012 – Videodanza em la Ciudad (Colômbia). 

Em 2008, Sérgio Andrade, então diretor do grupo, participou do programa de residência artística da Fundación Lugar a Dudas em Cali - Colômbia, desenvolvendo o projeto Cuerpo-Plástico-Objeto-Cosa en Cali, que projeto possibilitou a ida posterior do grupo diversas vezes à Colômbia para participação em festivais, encontros e residência artística nas cidades de Bogotá e Cali.

Em 2010 o CoMteMpu’s foi contemplado pelo edital de Apoio a Grupos Artísticos do Estado da Bahia (FUNCEB/SECULT) para manutenção de atividades durante os anos de 2011 e 2012.

Atualmente o grupo se organiza como uma plataforma de artistas atuantes nas cidades de Salvador (BA), Olinda (PE) e Rio de Janeiro (RJ). São Zezas Cocriadores do CoMteMpu’s: Aristina La Artistina (moñeca), Eros Ferreira, Iara Sales, Gatha, Mariana Gottschalk, Natália Matos, Sérgio Andrade e Victor Hugo; além dos artistas colaboradores em diversas pesquisas: Aldren Lincoln, Carol Diniz, Milianie Matos, Tiago Ribeiro (Fuleiro) e Tonlin Cheng (Japão Moreno).


+ info CoMteMpu’s:
blog Zezolândia - www.zezolandia.blogspot.com 
textos | fotos | vídeos | zezices | safadezas



Nenhum comentário: