CONFIRA A ENTREVISTA COM PEBA!

CONFIRA A ENTREVISTA COM PEBA!
clique na imagem

16 de mai. de 2009

Oficina e Painel: Resultados

Duas semanas de atividades intensas.

Tem sido até difícil postar os resultados ao passo que ocorre a programação. Por isso, vou fazer um resumão de tudo que aconteceu nessas duas semanas de realização de oficina e painel (mostra interna parcial).

OFICINA 'EXERCÍCIOS SOBRE ANALOGIAS EM SAFO'
Ministrada por Rita Aquino, Daniela Aguiar e João Queiroz.
O4, 06 e 07 de maio.

Foram três dias de grandes perguntas sobre como se estabelecem processos de analogias e intersemiose para o processo de criação em Dança. Estivemos acompanhados por um número de 5 a 6 pessoas por dia, para participação na oficina - um número pequeno, mas que ajudava na concentração das atividades também.

No primeiro dia, Rits, deu uma super aula expositiva sobre algumas teorias que tratam de processos análogos - Roman Jakobson, Gorlée, Holyoak & Thagard etc., e produções do próprio trio "Queiroz, Aguiar e Aquino".

Depois de 43lfk2h3765 perguntas e neurônios, passamos a experimentar alguns exercícios de tradução/analogia a partir da operação: imagem, diagrama e metáfora. Nesse primeiro dia, trabalhamos com tradução de movimento para movimento, onde uma pessoa sugeria um movimento incial e os outros (re)criavam outro movimento por analogia ao primeiro.

Já no segundo e terceiro dias, investimos diretamente no projeto de "SAFO". Os participantes sugeriram outras obras referenciais que se conectavam com a concepção do nosso projeto e daí partimos para criação. Dentre as obras referenciais estavam: "Papai me Dar um Dólar" - música de Eros Ferreira; "Deus e o Diabo na Terra do Sol", filme Glauber Rocha; Um desenho de Iara e colaboração coletiva do CoMteMpu's (vide post 25 de abril - clique aqui); Stopmotion do amigo do amigo da amiga de Iara, pelo orkut. (rs)


stopmotion do amigo, do amigo da amiga de iara (Iara descobriu o nome dele!!! "Moa Lago" - www.flickr.com/obsoletech . O trabalho é sem título mesmo)

Os resultados foram super positivos. A oficina além de nos instruir intelectualmente ainda contribui para dar um novo gás ao processo de criação. A experiência de poder trocar com outras pessoas sempre renova e afirma idéias, tornando o processo muito rico.

Desde já gratos a todos que participaram, e agradecimentos especiais a "el trio de la analogia"!!

O trofeu imprensa por participação incondicional vai para Viviane e Ana Lúcia (sobreviveram a todos os dias)



MOSTRA SAFO
Dia 12/5 às 19:17h.

Reunimos algumas idéias já pesquisada na criação de SAFO. Como tudo ainda estava na fase de exercício, optamos em fazer uma coisa descontraída sem a intenção de já ser a proposição do espetáculo. Focamos mais na pesquisa de "Estados de Tensão" e Corporalidades (agilidade, desvio/escape, impacto/break/frenagem e resistência).

Tivemos a presença de grandes amigos além da participação de nossos ilustríssimos Igor Souza e Carol Diniz, cenógrafo e figurinista do projeto. A apresentação durou cerca de 20min e partimos para o debate.

Nem tudo saiu exatamente como havíamos pensado, claro. Os exercícios rapidamente se tornaram cena e algumas coisas fugiram do controle (teve até vidro quebrado fora de hora, rs). Mas sobrevivemos, viu? E para isso mesmo serve uma mostra interna, para testar idéias e fazer um grande laboratório de recepção. A interlocução com os amigos, ajudaram a refletir sobre nossas propostas e podemos dizer que daqui em diante ingressamos num novo estágio do trabalho.

----------------------------------------------------


ah! dia 6/5, foi aniversário de Eros. Fizemos festinha, mas ele não comeu bolo. Tava ótimo...

Nenhum comentário: